Ppra da Empresa
O que é a PPRA da Empresa?
A PPRA da Empresa, também conhecida como Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, é uma avaliação periódica para identificar os agentes de risco presentes em um ambiente de trabalho, a fim de garantir a saúde e segurança dos trabalhadores. Ela visa prevenir e monitorar os riscos que prejudiquem a saúde ou segurança dos trabalhadores, exigindo a adoção de medidas corretivas e controle para melhoria contínua dos ambientes de trabalho.
Como funciona a PPRA da Empresa?
A PPRA da Empresa exige que as empresas façam um levantamento de todos os riscos, como agentes químicos, físicos, biológicos ou ergonômicos, que prejudiquem a saúde ou segurança dos trabalhadores. A partir disso é necessário fazer um diagnóstico do ambiente para detectar possíveis riscos, além de um programa de vigilância e acompanhamento ao longo do tempo. Manual de procedimentos e conduta devem ser elaborados para garantir que os trabalhadores tenham consciência de seus direitos e obrigações.
Vantagens de se utilizar a PPRA da Empresa
- Promove a saúde e segurança dos trabalhadores, prevenindo acidentes de trabalho;
- Diminui a possibilidade de responsabilização civil e criminal por parte da empresa;
- Reduz custos com o pagamento de indenizações ou ações judiciais;
- Garante a qualidade de vida no trabalho;
- Diminui a rotatividade de colaboradores por desgaste físico ou mental;
- Aumenta a produtividade da equipe;
- Possibilita maior retenção de talentos;
- Aumenta a visibilidade da empresa e a imagem institucional.
A PPRA da Empresa é fundamental para garantir o direito dos trabalhadores a um ambiente de trabalho seguro e saudável. Por isso, a Prevent Safety é especializada no segmento assessoria e consultoria em medicina e segurança do trabalho, oferecendo soluções que atendam às necessidades e expectativas das empresas. Entre em contato com nossos consultores e obtenha mais informações sobre como implementar esta importante ferramenta.