(11)

(11)

Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho

A gestão ambiental e segurança do trabalho é uma área que prioriza a prevenção de acidentes de trabalho e da proteção ao meio ambiente, de modo que mantenha as boas condições de trabalho e saúde de funcionários, além de evitar danos a natureza. Isso é feito por meio da adequação e monitoramento das normas regulamentadoras e programas de gestão ambiental.

O que é a gestão ambiental e segurança do trabalho?

A gestão ambiental e segurança do trabalho é um conjunto de práticas que possibilitam às empresas o cumprimento das leis trabalhistas e ambientais, tornando-se, assim, uma ferramenta importante para manutenção das boas condições de trabalho e saúde dos funcionários. Ela permite acompanhar o cumprimento das obrigações junto às entidades ambientais e a fiscalização de trabalho, averiguando o cumprimento das legislações trabalhistas e ambientais.

Como funciona?

A gestão ambiental e segurança do trabalho tem como objetivo principal a prevenção de qualquer problema que contribua para a diminuição da produtividade ou qualidade dos trabalhos realizados. O primeiro passo é a identificação dos riscos e estudos que serão feitos no ambiente de trabalho, incluindo a verificação de equipamentos, iluminação, manipulação de produtos perigosos e condições de segurança.

Após isso, é feita a adequação às normas regulamentadoras, a execução de programas de monitoramento ambiental para avaliar os riscos, a verificação de certificados de autorização ambiental, a elaboração de laudos de segurança do trabalho, entre outras atividades, para garantir o cumprimento das leis vigentes.

Vantagens da gestão ambiental e segurança do trabalho

  • Maior segurança para os colaboradores: O cumprimento às normas garantem maior segurança para os colaboradores, minimizando acidentes de trabalho e consequências.
  • Redução de custos: A prevenção de acidentes e desgaste ambiental, proporciona economia para as empresas, através de evitar multas, gastos com equipamentos e recursos com laudos de avaliação.
  • Melhor imagem junto às entidades fiscalizadoras: A necessidade de cumprir os regulamentos previstos em lei, melhora a imagem da empresa junto às entidades fiscalizadoras, tornando-se, assim, mais fácil conseguir autorizações para funcionamento de novos projetos.

Torna-se primordial a contratação de uma assessoria e consultoria especializada em medicina e segurança do trabalho, para a sua empresa deixar de se preocupar com todos esses detalhes e tenha mais tempo para focar nos resultados. A Prevent Safety é uma empresa especializada no segmento de assessoria e consultoria em medicina e segurança do trabalho e está pronta para tirar todas as suas dúvidas.

.