Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho
A gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, também conhecida como SST, garante um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os profissionais. Essa gestão, mantida por meio de normas, processos e procedimentos, tem como objetivo principal reduzir os riscos e prevenir os acidentes de trabalho.
O que é gestão da segurança e saúde no trabalho?
A gestão da SST é a área responsável por assegurar um ambiente de trabalho sadio, seguro e saudável, considerando normas, procedimentos, segurança dos processos, controle de riscos existentes e ações de prevenção. Para isso, existem diferentes medidas para minimizar acidentes de trabalho, como treinamentos, uso de equipamentos, entre outras.
Como funciona?
Uma gestão eficaz da SST abrange a promoção da saúde dos colaboradores, além dos princípios básicos da segurança no trabalho. Nessa perspectiva, assegura-se que as condições de trabalho não serão nocivas à integridade física e mental dos trabalhadores, bem como a boa saúde dos profissionais que atuam na empresa.
Vantagens da SST
- Redução de custos: A gestão da SST ajuda a economizar gastos com a prevenção e tratamento de acidentes de trabalho.
- Aumento da produtividade: O estabelecimento de um ambiente de trabalho seguro e saudável resulta em maior satisfação e bem-estar dos colaboradores, proporcionando maior foco e melhores resultados.
- Maior responsabilidade: A SST requer comprometimento e responsabilidade por parte da empresa, não só com o funcionário, mas com a comunidade.
Ter uma boa gestão da Segurança e Saúde no Trabalho é uma forma eficaz de assegurar o cumprimento dos direitos trabalhistas e prevenir acidentes de trabalho. Por isso, contar com assessoria e consultoria em medicina e segurança do trabalho é essencial. A Prevent Safety é uma empresa especializada no setor que oferece serviços completos para as empresas obterem o melhor resultado nessa área.