Laudo Técnico de Insalubridade e Ltcat
Laudo Técnico de Insalubridade e LTCAT
O Laudo Técnico de Insalubridade e LTCAT, é um documento emitido pelo profissional de saúde e segurança do trabalho, com o intuito de informar ao empregador se determinadas atividades e/ou procedimentos de trabalho são insalubres, através do uso de equipamentos específicos para a medição de fatores físicos (ruído, temperatura, pressão, vibração, etc.). O documento é necessário para o empregador poder oferecer as melhores condições de trabalho para seus funcionários e que a obrigação de remunerar os empregados com adicional de insalubridade seja cumprida.
Como funciona?
O procedimento para a realização do laudo, inicia com a identificação dos locais e/ou atividades que possam oferecer risco para a saúde dos empregados, como trabalho em ambientes poluídos com poeiras e vapores, ruídos e vibrações intensas, entre outros. Feita essa identificação, o profissional de saúde e segurança do trabalho, realiza todas as medições necessárias nos locais de trabalho e compara o resultado da medição, com os limites previstos na norma NR-15 do Ministério do Trabalho.
Vantagens do uso do laudo técnico de insalubridade e LTCAT
- Garantir o cumprimento das leis trabalhistas;
- Saber se é necessário pagar o adicional de insalubridade aos empregados;
- Identificar a necessidade de execução de medidas de prevenção e controle;
- Prevenir a ocorrência de acidentes;
- Diminuir o custo para com a saúde dos funcionários;
- Evitar prejuízos e passivos trabalhistas.
Para os empregadores garantirem a segurança e saúde dos seus empregados, é essencial contratar os serviços de uma empresa especializada. A Prevent Safety é um grande especialista em assessoria e consultoria em medicina e segurança do trabalho. Solicite uma cotação e faça um orçamento para a realização do seu Laudo.