Laudo Tecnico Ltcat
O Laudo Tecnico LTCAT é uma exigência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para serem prestadas efetivas garantias de segurança ao trabalhador. O LTCAT tem por objetivo avaliar as condições ambientais existentes na empresa, a fim de identificar e propor soluções para aprimorar as condições de trabalho.
O que é o Laudo Tecnico LTCAT?
É um documento, com caráter consultivo, produzido por técnicos qualificados para avaliação das condições ambientais existentes na empresa e identificar a exposição dos trabalhadores aos agentes ambientais de risco. O laudo deve ser realizado periodicamente e seu objetivo é garantir a saúde e segurança dos colaboradores.
Como funciona?
Para realizar o LTCAT, o técnico irá fazer uma série de avaliações nos diversos fatores que coloquem o trabalhador em risco, como: temperatura, temperatura de superfície, ruídos, ventilação, iluminação, vibrações, produtos químicos, entre outros. Após coletar os dados e analisar os resultados, o assessor em segurança do trabalho emitirá o laudo que especificará as medidas a serem aplicadas de acordo com o nível de risco identificado.
Vantagens do uso do LTCAT:
- Assegura a saúde e a segurança dos trabalhadores;
- Elimina o risco de penalidades aplicadas pelo MTE;
- Assessoria técnica para elaborar medidas preventivas e corretivas;
- Otimiza o tempo de trabalho ao evitar problemas de saúde;
- Identifica a necessidade de treinamento dos colaboradores;
- Diminui o risco de acidentes;
- Garante o cumprimento de normas específicas.
O uso do Laudo Tecnico LTCAT é extremamente importante para garantir as condições ambientais adequadas de trabalho e evitar acidentes. Para obter um serviço de qualidade é fundamental contar com o auxílio de profissionais especializados na área de segurança do trabalho, como a Prevent Safety. Por meio de sua assessoria e consultoria, é possível assegurar o bem-estar dos colaboradores e cumprir as exigências legais.