Gestão de Sst
A gestão de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) é um conjunto de políticas, procedimentos e práticas para garantir a saúde dos colaboradores, além de reduzir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Esta prática tem como foco a prevenção de todos os riscos associados ao ambiente de trabalho, garantindo a segurança de todas as partes envolvidas.
O que é a gestão de SST?
Gestão de SST consiste em encontrar soluções para minimizar os riscos ocupacionais e alcançar os objetivos da empresa. Atualmente, as empresas têm um grande desafio em criar um ambiente seguro para todos os seus colaboradores, de modo a cumprir as normas de segurança para ambientes de trabalho.
Como funciona?
A gestão de SST é baseada no cumprimento de todas as legislações vigentes em relação à saúde e segurança do trabalho, além de promover discussões educativas e práticas sobre o tema. Esta gestão inclui ações como a realização de treinamentos específicos, análise dos riscos ambientais, monitoramento da exposição das pessoas às substâncias tóxicas, entre outros.
Vantagens do uso da gestão de SST
- Redução de acidentes: Por meio da gestão de SST, é possível controlar e minimizar os riscos ocupacionais, resultando na redução dos acidentes de trabalho.
- Melhor qualidade de vida:
- Otimização dos processos:
- Redução dos custos:
A gestão de SST visa o bem-estar do trabalhador, garantindo assim melhores condições de trabalho.
A adoção da gestão de SST melhora a qualidade dos processos produtivos da companhia por evitar a ocorrência de acidentes e garante a segurança do ambiente.
A gestão de SST diminui os custos associados com acidentes de trabalho e suas consequências, como a incapacidade temporária ou permanente do funcionário.
Para auxiliar o empresário a se adequar à legislação trabalhista e garantir a saúde e segurança de todos os colaboradores, recomendamos a contar com profissionais especializados, como a Prevent Safety, que oferece assessoria e consultoria em medicina e segurança do trabalho. Esta assessoria contribuirá para que todos os requisitos legais sejam cumpridos corretamente, resultando no aumento da produtividade e saúde dos funcionários.